O Norte Argentino reserva uma experiência única. Montanhas, salares, cultura, gastronomia e paisagens exuberantes te esperam!
Edição estendida de 9 dias para você aproveitar tudo com mais calma!!
Nossa viagem apresentará Salta, Cafayete, Jujuy e Purmamarca. Percorreremos estradas de incrível beleza onde será impossível parar de olhar para o horizonte. Visitaremos cerros, cavernas esculpidas por milhares de anos. Avistaremos montanhas coloridas. Descobriremos a espetacular paisagem de um deserto de sal Degustaremos vinhos da segunda região produtora da Argentina. Mergulharemos na cultura andina com seu artesanato e culinária.
A Expedição ao Norte Argentino terá SETE dias de atividades incríveis!
Agora com um roteiro estendido!
Confira os detalhes dia-a-dia!
Cafayate
Saída pela manhã pelo Vale de Lerma, passando por pitorescas localidades e desfiladeiros, como Cerrillos, La Merced, Ampascachi, La Viña onde existe um pitoresco estabelecimento chamado Posta de la Cabra, com um ambiente tranquilo acompanhado por uma paisagem montanhosa e de árvores vistosas. Continuando até a Alemanha, prelúdio dos Vales Calchaquíes, a cor se multiplica em todas as suas nuances ao longo do percurso deste belo desfiladeiro.
Na beira da estrada que acompanha o rio Las Conchas, a erosão eólica criou uma sucessão de caprichos naturais como a Garganta do Diabo, o Anfiteatro, a gigantesca fissura do morro que forma um espetacular cenário de rochas; Los Castillos, e outras figuras marcantes que dependem da imaginação e dos diferentes horários em que os raios solares iluminam as montanhas do desfiladeiro mágico.
Continuando, subimos até a união dos Vales Santa María e Calchaquí com a Quebrada de Las Conchas, com vista para os cerros Tres Cruces e Morales e com este quadro montanhoso, ao pé do cerro San Isidro, ladeado por rios e dentro a Cafayate fica no cinturão de vinhedos que dão origem aos seus famosos vinhos, incluindo Torrontés. Visitaremos uma vinícola em nosso passeio.
A Quebrada das Conchas também conhecida como Quebrada de Cafayate é um vale de cerrado ou quebrada muito conhecida por suas belas paisagens na Província de Salta, na Argentina, próxima da cidade de Cafayate. É um estreito vale satélite do sistema dos Vales Calchaquíes. Por esta quebrada discorre o rio das Conchas e se encontra o traçado da rota Nacional 68, que une a localidade de Cafayate com a cidade de Salta. Seu percurso conta com paisagens de geomorfologia e cores muito variadas. Entre eles se destaca a Garganta do Diabo, rochas sedimentarias vermelhas erodidas pelo fluxo de água concentrada no passado geológico. Outras formas observáveis a ver da rota são O Anfiteatro, o Monge, o Sapo, as Janelas, os Castelos, etc. A uns 7 Km de distancia de Cafayate se encontram As Dunas, se trata de depósitos de finas areias eólicas calcárias.
Recentes investigações arqueológicas têm determinado que a poucos metros da atual rota 68 discorria um caminho inca, agregando uma relevância arqueológica ao sitio.
Saída de Salta pela manhã, pela rota 9/34 até o pitoresco povoado de Purmamarca, com seu Cerro Siete Colores, a Igreja e o Mercado Artesanal na praça. Depois de percorrer a cidade, sobe-se a Cuesta de Lipán, até chegar às imponentes Salinas Grandes, um lugar incrível, um deserto branco a 4.000 metros acima do nível do mar. É uma das mais belas extensões brancas da Argentina com tons turquesa esporádicos e reflexos quase perfeitos. Lá você pode observar o processo de extração do sal de cozinha. Retornamos a Purmamarca pelo mesmo caminho.
Em 2003, a Quebrada de Humahuaca foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO na categoria Paisagem Cultural.
De sul a norte, a Garganta de Humahuaca começa no Volcán, onde as montanhas abandonam abruptamente o verde e dão lugar a cordilheiras ocres e marrons. Sem sair dos contornos do Rio Grande, chega-se ao povoado de Tumbaya, que abriga sua bela igreja construída em 1796. Ao sair pela Rota Nacional no 52, entra-se em Purmamarca, povoado de lendas e cantores, que tem uma igreja dedicada a Santa Rosa de Lima que data de 1648. A cidade de Purmamarca foi construída aos pés do internacionalmente conhecido “Cerro de Siete Colores”.
O passeio continua por Tilcara. Ao norte, depois de passar por Huacalera e pelo Trópico de Capricórnio, chega-se a Uquía, que em sua Igreja abriga uma das mais importantes coleções dos famosos “Anjos Arquebuceros”, exemplares emblemáticos da pintura cusquenha.
A cidade de Humahuaca, coração da Quebrada, aguarda o visitante repleta de atrativos naturais, históricos e culturais. Entre estes últimos destacam-se o Monumento aos Heróis da Independência e a imagem articulada de São Francisco Solano, que todo meio-dia aparece na praça central para abençoar a cidade.
Destaca-se pelas paisagens montanhosas em meio a um cenário surpreendente e repleto de natureza.
Fundada em 1582 e famosa pela arquitetura colonial, a cidade está situada a 1.152 metros acima do nível do mar. No centro, encontramos a Praça 9 de Julio, um local histórico, onde se deu a fundação da cidade, que recebeu esse nome para celebrar a data de declaração da independência da Argentina.
Nos arredores da praça encontram-se vários comércios, como hotéis, lojas e restaurantes. A poucas quadras dali localiza-se a Basílica e Convento de San Francisco, um dos edifícios mais fotografados da região. Essa construção tem uma torre do sino com altura de 54 metros, considerada a maior da América do Sul.
No Museu de Arqueologia de Alta Montanha (MAAC) é possível ver as três múmias conhecidas como Los Niños del Llullaillaco. Encontradas extremamente bem preservadas em 1999 no cume de 7 mil metros do Monte Llullaillaco, um vulcão perto da fronteira com o Chile.
Nível | Descrição |
1 | Lazer: sem esforço, ideal para todos. |
2 | Fácil: basta vontade de realizar a atividade, desde que não haja problemas de saúde. |
3 | Moderado: pode exigir algum esforço, mas sem contra-indicação. |
4 | Exigente: vai exigir um pouco de esforço, subidas ou descidas fortes, talvez escadas ou terreno íngrime que exija uso das mãos. Cuidado: este é o nível que não é mais para iniciantes ou voltando de lesão. |
5 | Desafiador: um bom preparo físico é necessário ao participante – não é para iniciantes. |
6 | Difícil: um ótimo preparo físico e uma certa experiência na atividade. |
7 | Extremo: para pessoas experientes na atividade. |
8 | Máximo: apenas para profissionais. |
Vans, ônibus e trem entre os pontos do roteiro.
Aéreo não está incluso – contate-nos para sugestão de vôos.
Hotel com quartos duplos em hotel em Salta, Cafayate e Purmamarca
➤ Dia 1: Saída do Brasil (sugerido)
➤ Dia 2: Dia em Cafayate
La Posta de la Cabra, Garganta del Diablo, El Anfiteatro, Los Castillos, Vinícola com degustação
➤ Dia 3: Quebrada de Las Conchas
➤ Dia 4: Dia Livre em Salta
➤ Dia 5: Quebrada Humahuaca
➤ Dia 6: Salinas Grandes
➤Dia 7: Purmamarca
➤ Dia 8: Dia Livre em Salta
➤ Dia 9: Retorno para o Brasil
O QUE LEVAR? ✔ Documento de Identificação deverá ser portado durante todo o trajeto Ao reservar a viagem você está aceitando a regras e políticas de cancelamento.
✔ RG com menos de 10 anos de validez em excelente condições ou passaporte vigente (cnh não são aceitas)
✔ Roupas de trilha, lanterna, lanches para os dias de atividade
✔ Boné, Filtro Solar e Repelente, Capa de Chuva.
✔ Lanche para conforto da viagem (sanduÍches, frutas, bolachas, chocolates)
✔ Levem dinheiro em espécie para emergências pessoais!
✔ Kit de Primeiros Socorros Pessoais – Com medicações de uso contínuo e particular em caso de quadro pré-existente
✔ Mantenha-se hidratado, leve sua garrafa de água!
✔ VIVA O ESSENCIAL!