A Temporada de Montanha chegou e vamos subir as montanhas no Paraná!!
Prepare-se para praticar montanhismo nas montanhas mais lindas e desafiadoras do sul do Brasil.
Se você já é experiente, este é o seu grupo! Venha conquistar o Conjunto Marumbi!
De nível extremo, essa atividade vai te levar a percorrer a montanha mais bela do Paraná: o Marumbi! Prepare-se para uma incrível aventura!!!
Além do Conjunto Marumbi, subiremos o Morro do Anhangava na Serra da Baitaca – uma das montanhas mais divertidas se subir.
Iremos, também no Morro do Cal. Localizados em outras duas serras. Sendo este último realizado em conjunto com todos os participantes da viagem.
Ficaremos hospedados em Curitiba, no bairro do Batel, e diariamente teremos montanhas para conquistar. Serão 4 diárias de hotel.
Nos dias de trilhas, o deslocamento será feito em vans.
Aviso Importante!!
Transporte até Curitiba não está incluso.
Viagem aérea (não inclusa). Consulte sugestões de voos.
As vagas são limitadas: 13 vagas!!
Nível | Descrição |
1 | Lazer: sem esforço, ideal para todos. |
2 | Fácil: basta vontade de realizar a atividade, desde que não haja problemas de saúde. |
3 | Moderado: pode exigir algum esforço, mas sem contra-indicação. |
4 | Exigente: vai exigir um pouco de esforço, subidas ou descidas fortes, talvez escadas ou terreno íngrime que exija uso das mãos. Cuidado: este é o nível que não é mais para iniciantes ou voltando de lesão. |
5 | Desafiador: um bom preparo físico é necessário ao participante – não é para iniciantes. |
6 | Difícil: um ótimo preparo físico e uma certa experiência na atividade. |
7 | Extremo: para pessoas experientes na atividade. |
8 | Máximo: apenas para profissionais. |
CONJUNTO MARUMBI COMPLETO:
Berço do montanhismo no Brasil, o Pico Marumbi (1.539m), ou Marumbi como é carinhosamente chamado por seus frequentadores, foi alcançado pela primeira vez em 21 de agosto de 1879 por Joaquim Olímpio de Miranda, Antonio Mecias (sic), Antonio Silva e Bento Manoel Leão. Segundo pesquisas, eles utilizaram da mesma estratégia de conquista do Matterhorn (4.478m), localizado na fronteira entre Itália e Suíça, conquistado alguns anos antes, em 1865. Os bravos morretenses iniciaram uma prática esportiva que logo veio a se tornar parte da cultura ou modelo de vida de muitos adeptos.
Essa caminhada consiste em percorrer três cumes do Conjunto Marumbi: o Olimpo (1.539m), Gigante (1.478m) e Ponta do Tigre (1.400m), subindo pela trilha Frontal (branca) e descendo pela trilha Noroeste (vermelha), onde passaremos pelo Desfiladeiro das Lágrimas, colo Torre dos Sinos e Abrolhos, degraus e janela do Abrolhos, além de outros pontos nomeados por antigos montanhistas. Conhecida pela sua inclinação acentuada é considerada uma das trilhas mais exigentes do Brasil, em se tratando de altimetria, com 1.460m de desnível a partir do posto IAT, na estrada do Itupava ou Prainhas. Mas nem tudo é “sofrimento”. Esse é um local mágico, de incrível beleza, fauna e flora abundante e que nos proporciona os melhores ângulos, dando a impressão de estarmos num anfiteatro assistindo ao espetáculo da natureza.
Altimetria mínima: 80m.
Altimetria máxima: 1537m.
Terreno: Trilha com estrada rural e em meio a matas, com fortes subida ao Morro. Vários lances de via ferrata (grampos) e escalaminhadas.
MORROS ANHANGAVA E SAMAMBAIA:
O Morro do Anhangava possui altitude de 1.420m e é considerado um dos melhores campo-escola do Brasil. Possui centenas de vias e com os mais variados estilos de escalada, o que o torna perfeito para todos os amantes deste esporte e para todos os que querem iniciar suas atividades de escalada outdoor. Além disso, é a montanha perfeita para quem deseja iniciar a prática de trilhas e montanhismo.
Faremos uma ascensão ao cume do Morro do Anhangava, onde é possível ter uma vista sensacional da Mata Atlântica e de outros grandes picos da região, como o Pico Paraná e o Conjunto Marumbi, além da Represa do Iraí, que abastece boa parte da região de Curitiba.
Durante toda a caminhada nossos guias, que frequentam essa região há décadas, orientam os participantes passo a passo e compartilham histórias e curiosidades sobre a montanha. O caminho escolhido para essa trilha é pelo morro vizinho, o Morro Samambaia, com uma graduação menor em nível de dificuldade. Assim, finalizamos uma trilha de baixo grau de dificuldade, mas que certamente despertará o sentimento de superação e conquista em todos os participantes.
ENTARDECER NO MORRO DO CAL:
Esta atividade será realizada com os três grupos para encerrar nossa viagem!
O Morro do Cal está localizado no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. É uma montanha que se diferencia no horizonte, podendo ser identificada de outras localidades dado o seu formato e altitude de 1.120m. Em nossa região, ela se destaca por ser ideal para quem deseja iniciar a prática de atividades de caminhada de montanha, por possuir pouca variação altimétrica e nenhum obstáculo técnico, como escadinhas (via ferrata) e correntes, por exemplo.
Além disso, o entardecer nessa montanha é um dos mais famosos e procurados, principalmente pelo fato de o seu cume ser descampado, oferecendo um visual 360º de toda a região. Por essa fama, o Morro do Cal é muito procurado inclusive por casais que realizam suas cerimônias de casamento e ensaios fotográficos, além de amantes de parapente, que completam o céu e esse incrível visual.
HOSPEDAGEM:
Hotel com quartos duplos em Curitiba.
Consulte quarto de casal.
Roteiro:
Roteiro sem transporte para Curitiba.
➤ Dia 1: QUARTA-FEIRA 18/06
Chegada à Curitiba
Check in no hotel
Noite livre
➤ Dia 2: QUINTA-FEIRA 19/06 – Montanha inicial – Anhagava
Café da manhã (incluso)
7h30 – Trilha
18h – Retorno ao hotel
Noite Livre
➤ Dia 3: SEXTA-FEIRA 20/06 – Montanha Principal – Conjunto Marumbi
Café da manhã (incluso)
4h30 – Trilha
21h – Retorno ao hotel
Noite Livre
➤ Dia 4: SÁBADO 21/06 – Entardecer Morro do Cal
Café da manhã (incluso)
Manhã livre
14h – Trilha
21h – Retorno ao hotel
Noite Livre
➤ Dia 5: DOMINGO 22/06
07h00 – Café da manhã (incluso)
Checkout Hotel
Retorno à Cidade de Origem
O QUE LEVAR?
✔ Documento de Identificação deverá ser portado durante todo o trajeto
✔ Recomendado uso de luvas e bastão de caminhada
✔ Roupa de trilha, lanterna, lanches para os dias de atividade
✔ Boné, Filtro Solar e Repelente, Capa de Chuva.
✔ Lanche para conforto da viagem (sanduÍches, frutas, bolachas, chocolates)
✔ Levem dinheiro em espécie para emergências pessoais!
✔ Kit de Primeiros Socorros Pessoais – Com medicações de uso contínuo e particular em caso de quadro pré-existente
✔ Mantenha-se hidratado, leve sua garrafa de água!
✔ VIVA O ESSENCIAL!
Ao reservar a viagem você está aceitando a regras e políticas de cancelamento.
12-13 de Julho |
Berço da história do RS e a mais bela praça do Estado