Sentinela do Sul é uma cidade de Estado do Rio Grande do Sul. Os habitantes se chamam sentinelenses. No início da povoação em 1819, chamava-se Dores De Camaquã. Em 1929 a Sede municipal foi transferida para Tapes, quando passou a […]
Sentinela do Sul é uma cidade de Estado do Rio Grande do Sul. Os habitantes se chamam sentinelenses. No início da povoação em 1819, chamava-se Dores De Camaquã. Em 1929 a Sede municipal foi transferida para Tapes, quando passou a chamar-se Vila Vasconcelos, em homenagem ao seu primeiro intendente, Manuel da Cunha Vasconcelos.
Estagnou-se até o momento de sua emancipação e reconquistou sua autonomia política, passando a denominar-se Sentinela do Sul no dia 20 de março de 1992.População estimada em 2021, 5.635 pessoas. Vizinho dos municípios de Cerro Grande do Sul, Cerro Grande e Tapes, Sentinela do Sul se situa a 38 km ao Norte-Leste de Camaquã a maior cidade nos arredores.
O município recebeu o nome de Sentinela do Sul por localizar-se em uma zona elevada permitindo que os soldados revolucionários montassem guarda, observando as tropas inimigas, hoje, por sua vez, os habitantes guardam e preservam o que diz respeito ao município e a comunidade.
Compartilhar esse tour