Missões Jesuíticas

Missões Jesuíticas foram aldeamentos indígenas fundados por padres Jesuítas espanhóis no Continente do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul, norte da Argentina e sul do Paraguai. Teve seu auge por volta de 1700 e seu declínio após o Tratado de Madri em 1750. Onde Portugal e Espanha fizeram uma troca de territórios que eclodiu na Guerra Guaranítica.

Em nosso roteiro visitaremos três dos Sete Povos das Missões: Santo Ângelo, São Miguel e São João Batista. Além de visitar outros pontos ligados a cultura missioneira na cidade de São Miguel. Como uma fonte de mais de cerca de 300 anos.

Santo Ângelo Custódio:

Atual Santo Ângelo, foi a última redução a ser fundada, em 1707. Hoje possui uma Catedral inspirada na Igreja de São Miguel no local da antiga redução.

É possível identificar ruínas nas laterais das Catedral, escavadas por arqueólogos da região – Chamado de Museu a Céu Aberto. A praça atual reflete os limites da praça original do povoado.

Será nossa primeira parada na região missioneira. Santo Ângelo é a cidade mais desenvolvida dos Sete Povos antigos.

São Miguel Arcanjo:

Nossa segunda parada e local onde passaremos a noite. Atual São Miguel das Missões.

Patrimônio Mundial da UNESCO, o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo será nossa atração principal em nossa viagem no território missioneiro. Capital dos Sete Povos das Missões, é atualmente, o sítio mais bem preservado no Rio Grande do Sul.

Incialmente fundada em 1632 pelo Cristóvão de Mendonça, teve seu legado instaurado no ano de 1687 com o deslocamento de cerca de 4 mil pessoas.

Esta redução chegou a ter mais de 7mil pessoas em seu auge. Levando a fundação de outra redução – São João Batista – Devido a insuficiência de recursos para a população.

Todas as noites acontece o espetáculo Som e Luz, onde a história dos Sete Povos é narrada do seu apogeu ao seu declínio.

São João Batista:

Localizada na zona rural da cidade de Entre-Ijuís, chegou a ter 3.400 pessoas em seu auge. Será nossa última para antes do retorno a Porto Alegre.

Fundada a partir da população de São Miguel, pelo padre Antonio Sepp. Foi o primeiro local da região sul do Brasil a ter fundição de ferro.

Melhor Época:Ano Todo
Lugares mais visitados: Ruínas de São Miguel, Catedral Angelopolitada, Ruínas de São João Batista, Fonte Missioneira

Missões Jesuíticas

Sete Povos das Missões

Nenhuma viagem encontrada com esses critérios

Fale conosco via WhatsApp