Cambará do Sul

Cidade dos Cânions, nos Campos de Cima da Serra no nordeste do estado do Rio Grande do Sul na divisa com Santa Catarina.

Com uma população de 6.500 habitantes, possui uma área de 1.212,541 km² e está situada a 980 metros do nível do mar.

Conhecida por ser a porta de entrada dos mais famosos Cânions do Sul do Brasil: Cânion Itaimbezinho e Cânion Fortaleza.

CÂNION FORTALEZA
Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é considerado um dos mais exuberantes da região. Possui 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar. Os seus paredões lembram muralhas. Daí a origem do nome Fortaleza. As principais trilhas são: a Trilha do Mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Arroio Segredo; e a Pedra do Segredo, um bloco de rocha de 5 metros de altura, pesando 30 toneladas, equilibrada numa base de 50 centímetros. Um verdadeiro segredo!

CÂNION ITAIMBEZINHO
O Itaimbezinho é o cânion mais famoso da região, nosso tão bem conhecido e explorado em seu interior, fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, distante 18 km do centro de Cambará do Sul. O Instituto Chico Mendes é o órgão responsável pela preservação do local. Os seus paredões com 5,8 km de extensão e 720 metros de profundidade encantam visitantes. O nome é de origem tupi guarani e significa “ita”, que é pedra, e “aimbé”, que quer dizer cortada. Ao observar as paredes íngremes, que parecem ter sido cortadas a facão, logo se entende porque os índios deram o nome de Itaimbezinho. Visitado por milhares de pessoas todos os anos, o Cânion Itaimbezinho propicia a realização de diversas atividades, como trekking e passeios de bike. Na parte de cima, é possível caminhar por duas trilhas: a do Vértice e a do Cotovelo.

Conta com diversas opções de atividades de ecoturismo.

Site oficial:

http://cambaradosul.rs.gov.br/

Melhor Época:Outono e Inverno
Lugares mais visitados: Cânion Itaimbezinho, Cânion Fortaleza, Cânion Índios Coroados, Lageado das Margaridas, Cachoeira dos Venâncios

Cambará do Sul

Terra dos Cânions
TOP TRIP ADVENTURE | DANÇAS CIRCULARES | VIVENCIANDO CICLOS

    Vivenciando Ciclos – Danças Circulares

    2 Dias

    Resgatar nosso lado de irmãs que estão na mesma busca, voltar a apoiar umas às outras, passar um final de semana tranquilo, em meio a lugares incríveis onde poderemos ser nós mesmas sem julgamentos, partilhando e colaborando umas com as…

    0
    Baseado em 0 Avaliação
    Fale conosco via WhatsApp