Desmembrado de Salvador do Sul e Carlos Barbosa, Barão emancipou-se no dia 12 de maio de 1988, o município tem sua denominação ligada a ferrovia, construída no início dos anos 1900 para ligar Montenegro a Carlos Barbosa (Porto Alegre-Caxias, Ferrovia […]
Desmembrado de Salvador do Sul e Carlos Barbosa, Barão emancipou-se no dia 12 de maio de 1988, o município tem sua denominação ligada a ferrovia, construída no início dos anos 1900 para ligar Montenegro a Carlos Barbosa (Porto Alegre-Caxias, Ferrovia Toda).
Localizado entre a Serra Gaúcha e o Vale do Caí, a 110 km da capital Porto Alegre, Barão é um divisor de águas e de culturas, tendo sido colonizado por imigrantes alemães e italianos, e é composto por 5 distritos: Sede, Arroio Canoas, Francesa Alta, Francesa Baixa e General. Sua população estimada para 2021 está em 6.232 habitantes.
Existem duas versões sobre a história deste município, uma que a denominação da localidade de Barão provém, do Barão de Holleben, Luiz Henrique Von Holleben, que nasceu na Alemanha vindo casar-se no Brasil com dona Maria da Luz dos Santos na cidade de Curitiba, Estado do Paraná Barão estabeleceu residência no ponto mais avançado da colonização alemã, entre Salvador do Sul e Carlos Barbosa. Para designar o local onde morava, quando alguém queria falar com ele, dizia “Vou lá no Barão”.
A outra versão, afirma ser o nome de Barão originário de Francisco Mário de Abreu, chamado Chico Pedro, Barão de Jacuí. “O Barão do Jacuí deve ter dado o nome a este Distrito”. As famílias que povoaram o primeiro núcleo que deu origem a Barão, foram imigrantes italianos oriundos do Norte da Itália.
Nome de Barão se deve – teoria mais aceita.
Luiz Henrique, Barão de Holleben. Que viveu na região na época da construção da ferrovia.