O lugar onde situa-se hoje Itati, já foi chamado Vale do Rio Três Forquilhas e seus diversos afluentes. Mesmo antes de ser colonizado o vale era habitado pelos índios Caiagangues, chefiados pelo cacique Aivupurã, estes viviam da caça e da […]
O lugar onde situa-se hoje Itati, já foi chamado Vale do Rio Três Forquilhas e seus diversos afluentes. Mesmo antes de ser colonizado o vale era habitado pelos índios Caiagangues, chefiados pelo cacique Aivupurã, estes viviam da caça e da pesca por todo o sítio apesar de terem como sede a Aldeia de Três Pinheiros
Conforme Ely, em 1826 uma leva de colonos alemães chega ao vale, trazidos pelo governo imperial eles ganharam pedaços de terra ao longo do rio, concentrando-se principalmente nas áreas marginais das vias que ainda hoje acompanham o rio.
Ao se instalarem os alemães contaram com a colaboração do povo indígena na construção de suas primeiras choupanas, convivendo pacificamente estes adaptaram-se à vários costumes indígenas, adotando alguns de seus cardápios, o ato do banho diário, entre outros.
Em 16 de abril de 1996, emancipou-se de Terra de Areia, através da Lei Estadual nº. 10746, mantendo o nome original Itati.
Itati se localiza junto a Rota do Sol na encosta da Serra Geral. Junto à cidade de Três Forquilhas, onde formam uma região cheia de cachoeiras e cânions incríveis.
Fonte:
Luiza de Bitencourt. Paisagem e Turismo: O Caso da Rota do Sol em Itati/RS.UNESC, Criciúma,2014.
Compartilhar esse tour