Punta del Diablo é um povoado uruguaio de pescadores, situado ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa, no Departamento de Rocha. Sua população fixa é de cerca de 650 habitantes, em sua maioria pescadores e artesãos. No verão, transforma-se […]
Punta del Diablo é um povoado uruguaio de pescadores, situado ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa, no Departamento de Rocha.
Sua população fixa é de cerca de 650 habitantes, em sua maioria pescadores e artesãos.
No verão, transforma-se em um dos principais balneários do país, recebendo grande número de turistas argentinos, brasileiros e europeus.
Um lugar encantador por natureza, onde a tranquilidade e a boemia convivem em harmonia durante o verão.
Atrativo à parte, A Fortaleza de Santa Teresa belíssima fortaleza portuguesa (símbolo do local e um dos monumentos históricos nacionais de maior interesse) fazem do Parque Nacional de Santa Teresa uma das mais agradáveis áreas do país.
História
Punta del Diablo foi fundada pela família Rocha que veio para a área em 1935 em busca de um bom ar marítimo, pois um de seus filhos sofria de crises de asma.
Por volta de 1942, pescadores da vizinha Valizas vieram pescar “tiburón” (tubarão). A exportação de óleo de fígado de tubarão era um comércio lucrativo na época.
A única maneira de chegar ao interior era de cavalo e de carroça, o que era bastante árduo, já que quaisquer rastros feitos nas dunas eram rapidamente removidos pelo vento. A primeira estrada para a cidade foi construída em 1968.
As esposas e companheiras dos pescadores faziam artesanato a partir de conchas, estrelas do mar, seixos e madeira flutuante e com o tempo e com a chegada de turistas, montaram uma feira de artesanato que surge ainda no verão.
Praias
O Praia dos Pescadores (praia dos pescadores) e Praia del Rivero são os mais próximos do centro da cidade. Os pescadores oferecem o que pescam em uma série de barracas no final da rua principal.
O Playa de la Viuda tem o nome da viúva de um empresário argentino que morava na ‘mansão’ no final da praia (você pode apenas avistar a mansão no final da praia). A mansão foi construída antes que existisse a estrada para a cidade e antes mesmo que Punta del Diablo fosse encontrada em qualquer mapa.
Muitos dos condomínios mais luxuosos (à distância) têm vista para o Viuda. A Viuda e Del Rivero são as praias frequentadas pelos surfistas.
Passado o promontório rochoso de Rivero é Playa Grande (Praia Grande) que separa Punta del Diablo do parque nacional de Santa Teresa. No final da Praia Grande existe um ponto de observação de baleias.
Compartilhar esse tour