Com cerca de 14 mil habitantes, a cidade faz divisa com os municípios de São Vendelino, Tupandi, São Sebastião do Caí – município do qual foi emancipado -, Feliz, Barão, Alto Feliz e Harmonia. A cidade que não é muito […]
Com cerca de 14 mil habitantes, a cidade faz divisa com os municípios de São Vendelino, Tupandi, São Sebastião do Caí – município do qual foi emancipado -, Feliz, Barão, Alto Feliz e Harmonia.
A cidade que não é muito antiga, emancipada em 12 de maio de 1982, está situada entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha, no Vale do Rio Caí. Ela foi colonizada pela origem alemã, ainda hoje a maior parte das pessoas que residem no município são de origem alemã
Bom Princípio tem como seu símbolo o morango, ou “moranguinho”.
A fruta é cultivada por cerca de 160 famílias, produzindo, em uma pequena área, mais de mil toneladas de morango por ano. Cada produtor planta em média meio hectarea, sendo que o uso de técnicas como a plasticultura garante alta produtividade mesmo na entressafra. O morango é produzido durante oito meses do ano, entre maio e dezembro.
Fundador da cidade:
Guilherme Winter nasceu na Alemanha, em 13 de março de 1806. Imigrou para o Brasil em 1829. Chegou em São Leopoldo, tendo se deslocado com a família para São José do Hortêncio e posteriormente, comprado terras na região que hoje é Bom Princípio.
Ele comprou – em 1846 – uma grande área pertencente a uma viúva chamada Thereza Feijó, que não residia nas terras. Winter vendeu lotes para colonos alemães (ou de origem alemã já nascidos no Brasil) que foram se estabelecendo na área e formando um povoado ao qual foi dado o nome de Winterschneis (Picada Winter). Em 1853, já eram 18 as famílias estabelecidas nas terras que Guilherme havia comprado para revender.
Guilherme participou da Revolução Farroupilha, lutando do lado do Império, contra a revolução. Mas desertou e, por isto, sofreu represálias.
Locais de interesse: