Presidente Lucena é uma cidade de colonização alemã que durante muito tempo foi passagem de rota de tropeiros que levavam gado para São Paulo. Após a chegada dos imigrantes a partir dos anos de 1820, oriundos da localidade Hunsrück, a […]
Presidente Lucena é uma cidade de colonização alemã que durante muito tempo foi passagem de rota de tropeiros que levavam gado para São Paulo.
Após a chegada dos imigrantes a partir dos anos de 1820, oriundos da localidade Hunsrück, a região se desenvolveu. As localidades de Linha Nova Baixa e Picada Schneider são as mais antigas do município. Em Linha Nova Baixa, o início da colonização se deu por volta de 1830, Picada Schneider surgiu em meados de 1845, quando a família de Peter Schneider se instalou na localidade.
Em 1885, o Governo Provincial do Rio Grande do Sul ordenou a realização de estudos para a construção de uma estrada ligando São Leopoldo à Colônia de Nova Petrópolis. Já em 1888 a picada, que posteriormente receberia o nome de Estrada Presidente Lucena, estava totalmente aberta, ela foi feita tendo como base na antiga rota deixada pelos tropeiros, utilizada para o escoamento do gado. Em 1913 foi concluída a sua abertura, deixando-a em condições para o tráfego de automóveis em toda sua extensão de 57 quilômetros.
A economia da região é baseada na agropecuária, indústria e comércio/serviços. O centro da cidade conta com excelentes restaurantes coloniais. Cachaçaria (Schnaps) de ótima qualidade também é encontrada na cidade.
Presidente Lucena faz parte a da Rota Romântica da Serra Gaúcha, e faz fronteira com os municípios de Ivoti, Linha Nova, São José do Hortêncio, Morro Reuter, Lindolfo Collor e Picada Café. A rota de clicloturismo da Rota Romântica passa pela cidade.
Além disso, a cidade conta com inúmeros locais para caminhadas. Dos mais tranquilos aos mais desafiadores.
Pontos de Interesse:
Saiba mais sobre nossas caminhadas.
Compartilhar esse tour