Morretes

Morretes, cidade histórica do Paraná. Conhecida pelo trem que sai/chega em suas terras ligando com a capital Curitiba e passa pelos penhascos da Serra do Mar.

Fundada em 1733, é uma das cidades mais antigas do Paraná. Foi uma importante ligação da cidade portuária de Paranaguá com o resto do país. Apresenta em seu centro histórico uma série de prédios conservados preservando as memórias de tempos gloriosos da cidade.

Morretes é considerada o berço do montanhismo no Brasil. A cidade conta com o Parque Estadual do Marumbi, local que conta com o Pico de mesmo nome.

O ponto mais alto do parque é o Olimpo, também conhecido como Pico do Marumbi, com 1.539 metros de altitude. Ele faz parte do chamado Conjunto Marumbi, que é formado por mais sete picos: Boa Vista (1.500 m), Gigante (1.487 m), Ponta do Tigre (1.400 m), Esfinge (1.378 m), Torre dos Sinos (1.280 m), Abrolhos (1.200 m) e Facãozinho (1.100 m). Existem cinco trilhas de acesso ao Conjunto Marumbi e todas elas estão marcadas com fitas plásticas amarradas nas árvores, com diferentes cores. Além disso, junto à administração do parque há um mapa que orienta os visitantes sobre o percurso, distância e tempo médio de realização de cada uma das trilhas.

Outro ponto alto da cidade de Morretes é a sua gastronomia. A cidade conta com o prático típico do Paraná, especialidade da região: o Barreado! De origem açoriana, o ritual de preparação do barreado é feito há mais de 300 anos. O prato consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a paleta, a maminha e o patinho, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho e cozida até desmanchar. O preparo é misturado à farinha de mandioca (até receber a consistência que dá nome ao prato), e servida com arroz e banana-da-terra fatiada.

Melhor Época:Ano Todo
Lugares mais visitados: Passeio de Trem Serra do Mar, Conjunto Marumbi, Barreado, Rio Nhundiacar

Morretes

Trem, Barreado e Montanismo

Nenhuma viagem encontrada com esses critérios

Fale conosco via WhatsApp